Historia

        No início de 1994 em resposta aos anseios da Corporação, o então Comandante Geral, Cel QOBM João Porto Pinheiro solicitou ao então Governador do Estado do

Ceará. Dr. Ciro Ferreira Gomes, autorização para criar a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.
     Com o transcorrer dos anos a Corporação foi se desenvolvendo até chegar aos dias atuais onde após a desvinculação da Policia Militar, através da Lei no 11.673, de 20 de abril de 1990, que deu autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, procurou cada vez mais buscar o desenvolvimento de suas ações em prol da população do Estado do Ceará.
     Concedida a permissão pelo o Governador do Estado, o então Comandante Geral Cel. BM Porto Pinheiro ordenou ao Chefe da terceira Seção do Estado Maior, Major BM João Vasconcelos de Sousa, que tomasse as medidas cabíveis para a publicação do edital do concurso, abrindo inicialmente 02 (duas) vagas para Oficial Músicos. TODOS os músicos fizeram concurso público específico para a Banda de Música. Na sua formação inicial em 1994 chegou a ter 102 componentes. Ao passar dos anos, alguns saíram da corporação para outras unidades militares e serviço secular. E a banda ficou com 84 componentes.
     Neste novo contexto sentiu-se a necessidades de uma banda que a priori deveria apenas abrilhantar as solenidades internas da corporação. Após a criação da mesma em junho de 1994, ficou evidenciado que essas apresentações não se restringiriam ao ambiente da caserna, a jovialidade da banda que até então era considerada a mais jovem banda militar do País, sua musicalidade e seu ecletismo logo a tornaram a mais requisitada do Ceará, tanto que com apenas um ano já se registrava mais de 1000 apresentações em todo o Ceará e até em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte.
     Com um repertório riquíssimo, ancorado na rica tradição musical brasileira, sempre em sincronia com os ritmos populares, composto de hinos, dobrados, canções cívicas, religiosas, folclóricas e populares. A Banda guarda em seu repertório a essência de uma música que até hoje está presente em nosso dia a dia estimulando o nacionalismo sem esquecer as diferencias regionais. Incluí regularmente peças de compositores locais ou regionais em suas apresentações como forma de incentivar e divulgar esses autores e suas obras.
     Considerando que em 2012 o Comando da Corporação sentiu necessidade do uso dos militares músicos em atividades operacionais e que para tal atendimento fez-se necessário uma capacitação bombeirística. Atualmente o regente da banda é o Márcio Glaydson Oliveira Mendonça - Tcel QOCBM - Comandante da Banda de Música, e tendo como Comandante Adjunto o 2 Ten QOABMErivaldo de Almeida Silva.

     Atualmente a Banda de Música conta em seu efetivo com 28 músicos:03 Oficias, 10 Sub-Tenentes, 15 Sargentos. No dia 15 de junho de 2017 a Banda Completara 23 anos de existência de serviço prestado a comunidade alencarina. Sempre tocando nas solenidades cívicas e em formaturas militares. É com muito orgulho que a Banda de música recebe de braços abertos as solicitações tanto do governo do Estado, Secretarias e público interno e externo, levando as melhores melodias para abrilhantar as solenidades. Ouvir e apreciar a bela arte da música faz bem ao corpo a alma e o espírito.